Vida Monástica Contemplativa

Vida Monástica Contemplativa
"A Alegria da Consagração Monástica e Contemplativa" (tema)

terça-feira, 6 de junho de 2017

MENSAGEM FINAL


Reunidos sob o manto de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, nos 300 anos do encontro da venerada imagem nas águas do Rio Paraíba, nós, monges contemplativos e monjas contemplativas, estivemos reunidos, de 23 a 27 de maio de 2017, no Santuário Nacional de Aparecida, para tratar de assuntos importantes da Vida Monástica e Contemplativa no Brasil. Estivemos reunidos na emblemática sala onde, precisos 10 anos atrás, o Santo Padre Bento XVI presidiu o CELAM, ocasião em que emanou o Documento do CELAM normativo para a América Latina, e que no Pontificado do Papa Francisco tornou-se conhecido, amado e vivido por toda a Igreja universal. De acordo com São Bernardo, esta sala se tornou Auditório do Espírito Santo. E aqui nos reunimos para recordar e viver o que a Igreja nos pede hoje como Consagrados Contemplativos.
Depois do I Encontro, em 2012, este II Encontro Nacional teve como tema principal “Eis como é bom e agradável estarmos unidos e felizes!” (Salmo 133), com o lema “A alegria da Consagração Monástica e Contemplativa”. Ainda que este Encontro não comportou aspectos jurídicos e doutrinários, foi muito importante por ser a reunião das grandes famílias espirituais de Vida Monástica e Contemplativa presentes em nosso Brasil.
Nós tivemos conferências, partilhas e experiências muito valiosas, que nos proporcionaram ver e ouvir as alegrias e dores da Vida Monástica e Contemplativa no Brasil. Estamos agradecidos à Mãe Igreja, e neste Ano Nacional Mariano, sob as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, agradecidos por podermos refletir sobre a Vida os tempos atuais no momento histórico pelo qual passa o nosso país.
No primeiro dia, refletimos mais intensamente sobre a Mística do encontro com Deus e com o irmão, reconhecendo que o outro é o Cristo.
No segundo dia, fomos iluminados pelo tema Profecia, Anúncio da Alegria na Vida Religiosa Consagrada, pois, embora estejamos dentro do claustro, a Vida Monástica Religiosa Contemplativa tem o seu profetismo, como dizia o Cardeal Schuster: “O púlpito do monge é o coro”.
No terceiro dia, refletimos sobre a Esperança, Luzes e Perspectivas diante das crises, da falta de perseverança e diminuição do número de vocações, mas sem perder a certeza que o Senhor é fiel. Ele agirá em cada um de nós.
No último dia, tivemos esclarecimentos jurídicos e canônicos, com a presença do Excelentíssimo Senhor Núncio Apostólico, D. Giovanni d’Aniello, que presidiu duas das Santas Eucaristias e nos dirigiu palavras que foram recebidas como vindas do próprio sucessor de Pedro.
Estamos agradecidos à CNBB, na pessoa do Presidente, Dom Sérgio da Rocha. Estamos agradecidos à CRB, na pessoa de sua Presidente, Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, por ter mais uma vez convidado toda a Vida Monástica e Contemplativa para este Encontro. Também ao Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, D. João Braz de Aviz, que esteve presente durante todo o Encontro. Da mesma forma ao Bispo Referencial da CNBB para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, D. Jaime Spengler, ofm; e igualmente a todos os demais Assessores da CRB Nacional e a todas as grandes famílias aqui muito bem representadas, especialmente as Carmelitas, Beneditinas, Clarissas, Concepcionistas, Passionistas, Cistercienses, Filhos da Pobreza do Ssmo Sacramento, Dominicanas, Bom Pastor e Contemplativas de Sion.
Estamos agradecidos/as a Deus por sermos cristãos/as, por sermos monges e monjas. Que em tudo seja Deus glorificado. Que neste ano de graças especiais, nos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, voltemos para nossas casas com as nossas mãos unidas como as de Nossa Senhora que, após o atentado, não foram destruídas, e que mostremos o sinal da oração da nossa consagração.

Que o Senhor nos ajude e nos dê sua graça e paz.
Que em tudo seja Ele bendito e glorificado.


Aparecida,  27 de maio de 2017.

Monjas e Monges presentes no II Encontro Nacional da Vida Monástica e Contemplativa.


Um comentário: